Postagem Observatório

Suspense no Uruguai: resultado das eleições será conhecido até sexta-feira

Data da publicação:

O Uruguai começa a semana em uma situação de incerteza política, após um segundo turno eleitoral mais acirrado que o previsto pelos institutos de pesquisa neste último domingo (24). As informações são da Exame.

Com a totalidade das urnas apuradas, Lacalle Pou (Partido Nacional, de centro-direita), declarou-se vencedor com 48,71% dos votos, contra 47,51% de Daniel Martinez, da esquerdista Frente Ampla, coligação que governa o país há 15 anos. Como o Uruguai tem um colégio eleitoral de menos de 3 milhões de eleitores, a vantagem de Pou para Martinez é de pouco mais de 28 mil votos.

A diferença apertada exigirá que o país leve à apuração um tipo especial de voto, denominado "voto observado" - um contingente de pouco mais de 35 mil eleitores que não votaram nas seções em que estavam designados por motivos específicos (como, por exemplo, ter que trabalhar nas mesas eleitorais). Uma vez que demandam uma análise mais detalhada dos dados, estes só são apurados em caso de necessidade, como é o caso de agora. Martinez, para ser eleito, precisaria levar mais de 90% desses votos - a decisão só deve sair entre quinta e sexta-feira.

Diante do acirramento político dos países vizinhos, tanto Pou como Martinez pediram calma aos eleitores na noite de ontem. O candidato do Partido Nacional pediu a seus eleitores que comemorem com "cuidado e alegria".

Redigido por Marcos Jr.

O conteúdo desta matéria pode ser reproduzido livremente, desde que devidamente citadas a fonte e o autor.