Professores Livres pelo Brasil - PROLIVRES

Por Edison Freitas - UFRGS

Em prol da Liberdade, Excelência Acadêmica e trabalho pelo Brasil! Essa frase resume o cerne do movimento Professores Livres pelo Brasil – PROLIVRES.

O movimento nacional Professores Livres pelo Brasil surgiu em 2019 com o objetivo de reunir docentes de Universidades Públicas e Privadas do Brasil, bem como docentes de escolas do ensino básico e médio, e alunos, em prol da liberdade no ambiente acadêmico e escolar. Inicialmente constituído por professores do Rio Grande do Sul e do Pará, hoje o movimento já conta com membros de diversos estados do Brasil, dentre eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná e Pernambuco.

Surgimos pelo descontentamento com pensamentos hegemônicos e seguimos em busca do Direito à liberdade de cátedra e de expressão em nossas Universidades e Escolas. O ambiente acadêmico deve ser local do livre pensar, sem patrulhamento ideológico de qualquer espécie. Defendemos o direito de as ideias poderem ser debatidas com respeito a opiniões contrárias e de forma construtiva, sem censura.

Representamos um grupo de docentes unidos pela defesa da liberdade com responsabilidade, atuando de acordo com os princípios da justiça, respeito ao dinheiro público, excelência acadêmica e honestidade intelectual, além da observância aos princípios da administração pública conforme o ordenamento jurídico brasileiro preceitua.

Nosso principal valor: a LIBERDADE. Nossa motivação: TRABALHO em prol da ciência e educação. A ideia de liberdade do debate e da discussão de ideias objetiva a busca por soluções para nossa combalida educação, e aí está nossa motivação, trabalhar para que ela seja recuperada e possa evoluir.

Algumas das principais ideias discutidas no grupo se referem às diversas formas como se pode proporcionar a melhoria da educação (em todos níveis) no país, além da valorização do profissional do ensino e o papel da universidade como vetor de progresso e evolução social. Tais discussões têm por objetivo apresentar propostas concretas que encaminhem os problemas enfrentados pela educação no Brasil de forma a auxiliar os gestores nesta importante empreitada.

O movimento promove diversas atividades, como debates presenciais e virtuais (Lives) para discutir temas relevantes ao objetivo maior de suporte à melhoria da educação brasileira. Além de seus membros, tais eventos contam com a participação de convidados com destacada atuação na área da educação. O movimento também promove a divulgação em suas mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) de artigos e vídeos de seus membros e convidados abordando assuntos diretamente ligados à melhoria da educação, e também sobre as pesquisas e experiências educacionais dos autores. O movimento também promove a colaboração entre seus membros para a produção em conjunto de livros e revistas relacionados aos objetivos do movimento.

Somos CONTRÁRIOS à captação de recursos públicos, provenientes do dinheiro dos pagadores de impostos, do povo brasileiro, por movimentos docentes via ONG, OSCIP ou quaisquer instrumentos que nos coloquem acima do cidadão comum. Somos um movimento de representação da docência brasileira, atuando com coerência, racionalidade e compromisso público.

___________

Se você ficou interessado(a) sobre nossas ações e quer fazer parte do ProLivres, entre em contato conosco pelas redes sociais.

Instagram ProLivres

Facebook ProLivres

Site Prolivres

166 visualizações

©2020 por Diário do Observador.