Postagem Observatório

Portaria impede entrada de altos funcionários da Venezuela no Brasil

Data da publicação:

A Portaria Interministerial nº 7 publicada, hoje (20), no Diário Oficial da União, e assinada pelos ministros Sergio Moro e Ernesto Araújo estabelece as regras que as autoridades brasileiras aplicarão a fim de impedir o ingresso, no país, de altos funcionários do regime venezuelano.

Segundo o texto, será vedada a entrada em território brasileiro dos altos funcionários do regime venezuelano, que, com seus atos, tenham contrariado ou contrariem "princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos".

A portaria publicada hoje estabelece que a lista com os nomes dos servidores públicos venezuelanos impedidos de ingressar no Brasil será elaborada e atualizada pelo Itamaraty, responsável a encaminhá-la ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O impedimento de ingresso, "após entrevista individual e mediante ato fundamentado", deverá observar todos os procedimentos dispostos no art. 45 da Lei de Migração. 

Publicado Por Alex Rodrigues - Agência Brasil