Postagem Observatório

Osmar Terra: filme feito com dinheiro público deve atrair espectadores

Data da publicação:

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse hoje (22) que os filmes que recebem financiamento público precisam ter o compromisso de atrair espectadores. "O cinema tem que buscar o público, não pode ser uma coisa só autoral para os amigos que gostam muito do cineasta gostarem do filme", disse.

Para o ministro, os filmes que têm recebido recursos públicos não têm apresentado resultados à altura dos investimentos. "No ano passado, foram 151 filmes totalmente financiados pelo fundo do audiovisual. A média de R$ 4,5 milhões por filme. E o público é menos de mil pessoas por filme. Metade dos filmes não teve mil espectadores", acrescentou.

Terra disse que considera uma revisão dos mecanismos de financiamento para o cinema, como exigir que parte do dinheiro tenha que ser devolvida com arrecadação em bilheteria. "Nós temos que rever a forma de fazer o financiamento. Transformar em um financiamento que tem que ser devolvido. Criar uma forma de buscar o público, se não ficam filmes que ninguém assiste. É um gasto enorme com filmes que ninguém vai ver", propôs, ao participar de evento do grupo Voto, na capital paulista.

A reserva de um espaço mínimo em salas de cinema para filmes nacionais também foi alvo de críticas do ministro. "Aí é obrigado a ter cota para filme nacional no cinema, também não pode durar muito. É uma lei que até ano que vem tem cota. Depois tem que rever isso", disse ao relacionar a reserva de salas a distância entre as produções e o público.

Publicado Por Daniel Mello - Agência Brasil