Postagem Observatório

Itaú: Brasil retomará pico de atividade e grau de investimento em 2021

Data da publicação:

A economia brasileira só deve retornar ao pico de atividade atingido em 2014 em 2021, mesmo ano em que deve recuperar o grau de investimento perdido na recessão, segundo projeções divulgadas hoje pelo Itaú Unibanco. As informações são da Exame.

Para concluir isso, o banco toma como base o cenário de juros em queda, a inflação comportada e o andamento das reformas estruturais que freiam a escalada da dívida pública, como a da Previdência, já aprovada e promulgada pelo Congresso.

O banco observa ainda que o risco-país medido pelo Credit Default Swaps (CDS) atingiu recentemente patamares similares aos anteriores à crise e que estão próximos daqueles observados em países com grau de investimento.

"Vemos a economia entrando 2021 mais fortalecida, com atividade mais intensa, com destaque para que o setor de infraestrutura, que deve ter um impacto de 0,3 ponto percentual no PIB (Produto Interno Bruto)", diz Mário Mesquita, economista-chefe da instituição.

No entanto, apesar de enxergar a estabilização da dívida pública já neste ano, graças aos juros baixos, o Itaú espera o retorno do Brasil ao superávit primário nas contas públicas a partir de 2022.

Redigido por Marcos Jr.

O conteúdo desta matéria pode ser reproduzido livremente, desde que devidamente citadas a fonte e o autor.