Postagem Observatório

Foto mostra Dias Toffoli com camiseta do Suplicy em festa nos anos 80

Data da publicação:

Você recebe uma foto no WhatsApp do jovem Dias Toffoli, usando uma camiseta de campanha do vereador Eduardo Suplicy (PT) e um boné do Partido dos Trabalhadores?

Segundo a UOL Notícias, a assessoria de comunicação do STF confirmou que realmente é Dias Toffoli na imagem que anda circulando pelo WhatApp.

A assessoria informou que a foto deve ter sido tirada em uma festa de recepção a calouros da universidade, provavelmente entre o final dos anos 1980 e o início dos 1990, quando o ministro ainda estudava na Faculdade de Direito da USP [Universidade de São Paulo]. Neste período, Eduardo Suplicy foi candidato à Prefeitura de São Paulo (1985 e 1992), ao governo do estado (1986), e à Câmara Municipal (1988), quando venceu como vereador mais votado da cidade, e ainda ao Senado Federal (1990).

O ministro não esconde suas antigas ligações com o Partido dos Trabalhadores. Indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2009, Dias Toffoli já trabalhou na gestão de Marta Suplicy, ex-mulher de Suplicy. Também já foi assessor parlamentar do então deputado estadual Arlindo Chinaglia (PT) em 1994 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e assessor jurídico da liderança do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 1995 a 2000.

Redigido por Lucas Bassani

O conteúdo desta matéria pode ser reproduzido livremente, desde que devidamente citadas a fonte e o autor.