Postagem Observatório

Foro de São Paulo: Interferência de Cuba e Venezuela nas crises sul-americanas

Data da publicação:

Segundo editorial de hoje do jornal O Globo, sob a acusação de incitar e participar de violentas manifestações de rua que imobilizam o país há um mês, o Chile decidiu expulsar trinta cidadãos de Cuba e nove da Venezuela. A Bolívia anunciou a repatriação de 725 cubanos do programa de assistência médica e expulsou todos os funcionários da Embaixada da Venezuela em La Paz. Até o Equador resolveu encerrar os acordos com Cuba.

Todos os três países acusam Caracas e Havana de interferência em assuntos domésticos. Há evidências sobre a ação de agentes da Venezuela e de Cuba nas recentes crises sociais desses países.

Diosdado Cabello - homem apontado como líder do Cartel dos Sóis, cartel de drogas venezuelano formado por militares venezuelanas - um dos mais influentes homens do poder chavista do atual regime de Nicolás Maduro, vem incitando através da rádio e da televisão aquilo que definiu como "grande furacão bolivariano" na América Latina.

No vídeo, Diosdado diz que Colômbia e outros países não podem seguir como estão. Na última sexta-feira (21) protestos violentos muito parecidos com os do Chile começaram a explodir nas principais cidades colombianas.

Entre  25 e 28 de Julho desse ano, ocorreu em Caracas, Venezuela, o XXV encontro do Foro de São Paulo. Fundado em 1990 por Lula e Fidel Castro, o Foro é uma organização que reúne membros da esquerda mais radical de toda a América Latina, entre eles o ditador Nicolás Maduro, o PT e centenas de partidos de esquerda.

Em 20 de outubro, Nicolás Maduro declarou publicamente no 1º Congresso Internacional de "Las Comunas" que os planos do Foro de São Paulo estavam se cumprindo.

As declarações públicas dos principais personagens do poder chavista, somados as informações divulgadas pelos serviços de inteligência dos países que estão cortando relações com Cuba e Venezuela, indicam que existe uma ação muito forte do Foro de São Paulo nos protestos da América Latina.

Redigido por Lucas Bassani

O conteúdo desta matéria pode ser reproduzido livremente, desde que devidamente citadas a fonte e o autor.