Postagem Observatório

BC: economia opera abaixo da capacidade em todas as regiões do país

Data da publicação:

A economia está operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção, como máquinas e mão de obra, em todas as regiões do país e com inflação em níveis confortáveis. Essa é a avaliação do Banco Central (BC).

Segundo a publicação, "o nível da atividade econômica no Norte recuou no trimestre encerrado. No Nordeste, diz o BC, a atividade econômica continua a evidenciar acomodação do ritmo de crescimento. De acordo com o BC, o cenário recente é resultado da "combinação de elevação no volume de serviços prestados e, principalmente, nas vendas do comércio, com a retração da produção fabril". 

Segundo o BC, a atividade econômica no Centro-Oeste registrou recuo no trimestre encerrado em maio, após cinco trimestres consecutivos de elevação, impactada, em especial, pela contração nos setores industriais, com destaque para segmentos da transformação e de energia e saneamento. 

A economia da região Sudeste manteve trajetória de recuperação gradual, evidenciada por aumentos consecutivos do índice de atividade econômica do Banco Central, desde dezembro, na avaliação trimestral. 

De acordo com o BC, a evolução dos principais indicadores econômicos da região Sul reforça o processo de acomodação da atividade no primeiro semestre do ano, em linha com a trajetória observada no país. 

Publicado em 16/08/2019 - 11:20 Por Kelly Oliveira - Agência Brasil