Observatório

Preso recebe tornozeleira eletrônica, atravessa a rua, invade casa, rouba e mata idosa

Data da publicação:

Um ex-presidiário de 25 anos cometeu o crime, na tarde de ontem (20), em Curitiba, logo após ganhar a liberdade provisória ao colocar uma tornozeleira eletrônica.

Juiz nega pedido de indenização ao PT contra Weintraub

Data da publicação:

A Justiça de Brasília negou um pedido de indenização do PT contra Abraham Weintraub, atual ministro da Educação. De acordo com o portal Vortex, o partido processou Weintraub por danos morais, após publicar em uma rede social ofensas à legenda, bem como aos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Supremo suspende julgamento com 2 votos a favor do compartilhamento de dados financeiros

Data da publicação:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou hoje (21) a favor da validade do compartilhamento de dados financeiros da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Banco Central (antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf).

Lula e Dilma são retirados da lista de suspeitos no relatório final da CPI do BNDES

Data da publicação:

O documento foi entregue pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que presidiu a CPI, e por outros integrantes do colegiado. Segundo a PGR, o relatório será agora encaminhado aos setores competentes do Ministério Público Federal (MPF), que deverão analisar as medidas cabíveis.

Ex-governador do PT de Minas Gerais, Fernando Pimentel, é condenado a 10 anos de prisão

Data da publicação:

O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) foi condenado pela Justiça Eleitoral a 10 anos e seis meses de prisão por tráfico de influência e lavagem de dinheiro. O político poderá recorrer em liberdade.

Dallagnol será julgado

Data da publicação:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux recua e volta autoriza a tramitação de ação disciplinar protocolada contra o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da Operação Lava Jato em Curitiba.

Porteiro recua e diz à PF que se enganou ao citar o nome de Bolsonaro

Data da publicação:

O porteiro do condomínio Vivendas da Barra, afirmou em novo depoimento prestado à Polícia Federal (PF) na última terça-feira (19), que errou ao lançar na planilha de controle do condomínio, o registro da entrada de Elcio Queiroz na casa 58, pertencente ao presidente Jair Bolsonaro.

Fábio Costa Pereira
Ver conteúdo desse autor

Os especialistas e os dados!

Data da publicação:

A relação de custo e benefício entre o praticar e o não praticar crimes, infelizmente, em nosso país, pende favoravelmente para o segundo vetor. 

Após ataques do STF, auditores fiscais fazem nova denúncia a órgãos internacionais

Data da publicação:

Após o Gafi, Sindifisco Nacional fez denúncia à OCDE, UNODC e Egmont Group em relação aos “recentes e graves retrocessos institucionais no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro” no Brasil.

No STF, PGR defende uso de dados bancários e fiscais sem crivo de juiz

Data da publicação:

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu hoje (20), no Supremo Tribunal Federal (STF), a comunicação direta de informações sobre movimentações fiscais e financeiras suspeitas ao Ministério Público Federal (MPF).

No Senado, CCJ adia votação sobre segunda instância

Data da publicação:

A prisão após condenação em segunda instância será debatida em audiência pública, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na próxima terça-feira (26). Requerimento apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) foi aprovado nesta quarta-feira (20) pelo colegiado.

Fábio Costa Pereira
Ver conteúdo desse autor

MITO XIII: Menos armas, menos crime ou a origem de todos os males

Data da publicação:

Mantra preferido da esquerda brasileira e utilizado há muitas décadas para justificar mais e mais intervenção estatal na vida das pessoas, neste caso particular, impactando diretamente na defesa de direitos fundamentais do ser humano, reconhecidos por nossa Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, falo dos direitos à vida e à segurança.

Ao vivo: STF julga compartilhamento de dados fiscais e bancários

Data da publicação:

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou na manhã de hoje (20) a julgar se órgãos de controle que monitoram dados fiscais e bancários podem compartilhar dados sigilosos com órgãos de investigação sem a necessidade de autorização judicial.

Decisão do STF pode anular investigação do caso Queiroz e impactar outros 900 processos

Data da publicação:

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decide hoje (20) se é necessário prévia autorização judicial para que se use e compartilhe dados pessoais sigilosos por meio órgãos de fiscalização e controle financeiro, como a Receita Federal e a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Coaf.

Após condenação, Gilmar Mendes terá que pagar indenização por ofensas ao juiz da Operação Carne Fraca

Data da publicação:

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deverá pagar indenização por ofensas proferidas ao juiz Marcos Josegrei da Silva, responsável pela Operação Carne Fraca. A decisão é da 1ª Turma Recusal da Justiça Federal do Paraná.

Lava Jato: Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai, teria enviado US$ 500 mil a doleiro foragido

Data da publicação:

Integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro afirmaram hoje (19) que o doleiro Dario Messer pediu ao então presidente do Paraguai Horacio Cartes US$ 500 mil para pagar despesas advocatícias após a deflagração da Operação Câmbio, Desligo, em junho do ano passado. Segundo as investigações, Cartes teria enviado o valor para Messer por meio de intermediários.

Pacote anticrime modificado pode ser votado na Câmara na próxima semana, diz Maia

Data da publicação:

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (19) que vai levar para votação em plenário na próxima semana o pacote anticrime aprovado pelo grupo de trabalho (GT) que ficou responsável por analisar dois textos sobre o assunto encaminhados ao Legislativo.

Aras pede ao STF a revogação da decisão que paralisou investigação sobre Flávio Bolsonaro

Data da publicação:

O procurador-geral da República Augusto Aras enviou manifestação aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira pedindo que se revogue a liminar de Dias Toffoli, presidente da Corte, que paralisou a investigação de mais de 900 inquéritos pelo país, entre eles a do senador Flávio Bolsonaro, sobre suposto esquema de “rachadinha”.

STF investiga suposta propina para eleição de Cunha na Câmara

Data da publicação:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou abertura de inquérito para investigar se parlamentares receberam propina para apoiar a candidatura do ex-deputado Eduardo Cunha para a presidência da Câmara dos Deputados, em 2015.

Toffoli revoga decisão sobre acesso a relatórios do antigo Coaf

Data da publicação:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, revogou ontem (18) parte de sua decisão que determinou à Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Banco Central, antigo Coaf, cópia dos relatórios de inteligência expedidos nos últimos três anos.

Ex-presidente do Paraguai é alvo de operação da Lava Jato

Data da publicação:

Policiais federais cumprem hoje (19) 19 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em três estados brasileiros, em uma nova fase da Operação Lava Jato. A ação visa desarticular uma organização criminosa vinculada ao doleiro Dario Messer e tem, entre seus alvos, o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes, que governou o país vizinho de 2013 a 2018.

Sileno Cezar Guimarães
Ver conteúdo desse autor

Vão-se os Ministros, permanece a Nação

Data da publicação:

Milhares de pessoas tomaram as ruas nesse dia 17 de novembro de dois mil e dezenove, pintando o país de verde e amarelo, numa voz uníssona clamando por mudanças!

A Síndrome de Robin Hood

Data da publicação:

Nesses últimos dias, levantou-se novamente a discussão sobre o desencarceramento no Brasil. A suprema corte decidiu que nosso sistema penal é fraco, injusto e prende muito, então, optaram pelo fim da prisão em segunda instância, abrindo margem para que milhares de condenados deixassem suas celas e fossem postos imediatamente em liberdade.

Augusto Aras teme que mudança nas regras do Coaf tornem o Brasil um “paraíso fiscal”

Data da publicação:

O procurador-geral da República, Augusto Aras, em reunião no último domingo (17) com subprocuradores, reuniu-se, segundo o blog de Andreia Sadi, para discutir os impactos de uma eventual mudança nas regras de uso de dados sigilosos do Coaf, atualmente Unidade de Inteligência Financeira (UIF).

Perseguição? Nova turma do CNMP quer punir Deltan Dallagnol

Data da publicação:

Membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) afirmam que, com a mudança do colegiado, é muito provável que o procurador da Lava Jato, Deltan Dallangnol seja punido no retorno a tramitação de suas investigações.

BRASIL NAS RUAS

Data da publicação:

BRASIL NAS RUAS

O ESPLENDOR DA DEMOCRACIA

Data da publicação:

O ESPLENDOR DA DEMOCRACIA

Deputado Alexandre Frota faz apologia ao crime de Adélio Bispo, homem que esfaqueou Jair Bolsonaro

Data da publicação:

O deputado Alexandre Frota fez um enquete no seu Twitter pessoal onde ele questiona se Adélio Bispo, ao ter esfaqueado o então candidato à presidência da república Jair Messias Bolsonaro, teria sido incompetente ou distraído.

O PODER EMANA DO POVO

Data da publicação:

O PODER EMANA DO POVO

O CLAMOR DAS RUAS

Data da publicação:

O CLAMOR DAS RUAS