Observatório

Partido de Evo Morales reconhece governo interino e abre caminho para novas eleições na Bolívia

Data da publicação:

O Movimento ao Socialismo (MAS), partido do ex-presidente Evo Morales, destravou as negociações para a convocação de novas eleições na Bolívia ao reconhecer que Morales e seu vice, Álvaro García, abandonaram suas funções ao embarcarem rumo ao México e que, portanto, o governo interino de Jeanine Áñez é “legítimo”. As informações são do jornal local El Deber, citado pelo Valor Econômico.

Netanyahu é denunciado por três casos de corrupção em Israel

Data da publicação:

O procurador-geral de Israel denunciou, nesta quinta-feira (21), Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro do país, por acusações de corrupção, fraude e quebra de confiança, tornando ainda mais incerta a situação sobre quem irá liderar o país, que politicamente vive uma situação de impasse após duas eleições este ano, ambas inconclusivas. As informações são d’O Globo.

Governo publica decreto para proteger tecnologia da Base de Alcântara

Data da publicação:

O governo publicou hoje (20) no Diário Oficial da União decreto legislativo oficializando o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre os governos brasileiro e dos Estados Unidos (EUA).

Lava Jato: Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai, teria enviado US$ 500 mil a doleiro foragido

Data da publicação:

Integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro afirmaram hoje (19) que o doleiro Dario Messer pediu ao então presidente do Paraguai Horacio Cartes US$ 500 mil para pagar despesas advocatícias após a deflagração da Operação Câmbio, Desligo, em junho do ano passado. Segundo as investigações, Cartes teria enviado o valor para Messer por meio de intermediários.

Perguntar não ofende

Data da publicação:

Porque Morales não foi se hospedar em um apartamento em Higienópolis ,São Paulo ,uma das residências do FHC, por exemplo? O boca de godê duplo também não cedeu o apartamento em Paris para o índio de araque?

Ex-presidente do Paraguai é alvo de operação da Lava Jato

Data da publicação:

Policiais federais cumprem hoje (19) 19 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em três estados brasileiros, em uma nova fase da Operação Lava Jato. A ação visa desarticular uma organização criminosa vinculada ao doleiro Dario Messer e tem, entre seus alvos, o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes, que governou o país vizinho de 2013 a 2018.

Documentos do governo chinês detalham esquema de repressão contra muçulmanos

Data da publicação:

De acordo com entidades de defesa de direitos humanos, as autoridades chinesas confinaram cerca de 1 milhão de uigures e outras minorias muçulmanas em campos classificados como de “reeducação” em Xinjiang.

"Coletes amarelos" voltam às ruas de Paris

Data da publicação:

Numa manifestação convocada para marcar o primeiro aniversário do movimento dos "coletes amarelos", a polícia lançou hoje (16) gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes nas ruas de Paris.

EUA e China estão próximos de chegar a acordo sobre pacto comercial

Data da publicação:

O secretário de Comércio dos Estados Unidos (EUA), Wilbur Ross, deu indicações de que o país poderá, em breve, chegar a um acordo final sobre um pacto comercial inicial com a China.

Itamaraty fecha prédios do Brasil em Caracas após ocupação de embaixada venezuelana no Brasil

Data da publicação:

Temendo possíveis retaliações, depois que representantes de Juan Guaidó ocuparam a embaixada da Venezuela em Brasília, diplomatas brasileiros na Venezuela receberam a ordem de não abrir a embaixada e o consulado em Caracas nesta quarta-feira (13).

O que Chile e Argentina têm a alertar para o Brasil (Parte 3 – As lições e os alertas)

Data da publicação:

Hoje, no terceiro e último texto da série, irei apresentar algumas das lições – e dos alertas – que ambos os países nos dão, sobretudo acerca de como o governo Jair Bolsonaro deve se conduzir em sua agenda de reformas. Sem mais delongas, vamos aos pontos.

Partidos de esquerda chegam a acordo para formar governo na Espanha

Data da publicação:

Os dois principais partidos de esquerda da Espanha – PSOE e Podemos – anunciaram ontem um acordo para a formação de um governo de coalizão, o primeiro na história moderna do país.

Militantes em Gaza atacam Israel com foguetes após cessar-fogo

Data da publicação:

Os militantes islâmicos na Faixa de Gaza dispararam hoje (14) uma série de foguetes contra Israel, horas depois de um cessar-fogo ter sido acertado para pôr fim a dois dias de intensos combates.

Secretário-geral da OEA diz que Evo Morales deu um autogolpe

Data da publicação:

Enquanto o ex-presidente Evo Morales e seus apoiadores afirmam que houve um golpe de Estado na Bolívia, executado pelos opositores com o apoio das Forças Armadas e da polícia, a oposição afirma que o governo tentava a reeleição ferindo a Constituição e desrespeitando o referendo realizado no país em 2016.

Guedes defende integração econômica e livre comércio com China

Data da publicação:

Enquanto o ex-presidente Evo Morales e seus apoiadores afirmam que houve um golpe de Estado na Bolívia, executado pelos opositores com o apoio das Forças Armadas e da polícia, a oposição afirma que o governo tentava a reeleição ferindo a Constituição e desrespeitando o referendo realizado no país em 2016.

Funcionários de Maduro “desertam” na Embaixada da Venezuela em Brasília

Data da publicação:

Um grupo de funcionários da Embaixada da Venezuela em Brasília “desertou” do regime de Nicolás Maduro e permitiu, pela primeira vez, a entrada de um enviado de Juan Guaidó, que reclama o posto de presidente do país desde o início do ano.

Cada um é tentado segundo sua própria cobiça

Data da publicação:

Há quase dois milênios, Tiago, um autor de um dos livros da Bíblia Sagrada e tradicionalmente reconhecido como um dos pioneiros dos primeiros anos do Cristianismo, escreveu a frase que, a meu ver, descreve com precisão a relação do ser humano com o que chamamos de pecado: “[...] cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”.

China exporta drones autônomos letais para o Oriente Médio

Data da publicação:

Segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, a China anda exportando para países do Oriente Médio, drones autônomos armados que podem matar sem supervisão humana.

Bolívia: Morales se asila no México e militares nas ruas para garantir a ordem

Data da publicação:

Segundo informações da AFP citadas pela Exame, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, viajou na noite desta segunda-feira (11) em um avião militar com destino ao México, que lhe concedeu asilo político após sua renúncia, enquanto que os militares auxiliavam a polícia para conter a violência nas ruas do país.

Eleições na Espanha: impasse para formar governo e ascensão do Vox

Data da publicação:

A repetição das eleições na Espanha, com o intuito de tirar o país do impasse após o pleito de abril, acabou aprofundando ainda mais a indefinição.

Governo do Chile confirma processo para uma nova Constituição

Data da publicação:

O governo chileno anunciou na noite de ontem (10) o início do processo para uma nova Constituição por meio de um “Congresso Constituinte”, com ampla participação cidadã e um plebiscito que o ratifique, uma manobra a fim de atender uma das principais demandas surgidas nos recentes protestos.

Em meio a protestos, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Data da publicação:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou ontem (10), em um pronunciamento transmitido a partir da cidade de Cochabamba, sua renúncia ao cargo, em meio à escalada dos protestos que se seguiram à eleição de 20 de outubro no país.

Grupo de Lima pede libertação de presos políticos na Venezuela

Data da publicação:

Em declaração conjunta divulgada nesta sexta-feira (8) em Brasília, os países que integram o Grupo de Lima pediram a imediata libertação dos presos políticos da Venezuela e reiteraram que somente o pleno restabelecimento da democracia “permitirá vencer a crise política, econômica, humanitária e de direitos humanos” no país.

O fim do Chile liberal?

Data da publicação:

A onda de protestos que varreu o Chile desde meados de outubro surpreendeu a classe política e devem resultar em mudanças no modelo de Estado de bem-estar social e no sistema tributário do país.

Organizações de direitos humanos acusam presidente chileno de crimes contra a humanidade

Data da publicação:

O Tribunal de Santiago, no Chile, aceitou a denuncia contra o presidente Sebastián Piñera. O presidente chileno respondeu que “não tem nada que ocultar.”

EUA criticam retomada de enriquecimento de urânio no Irã

Data da publicação:

O governo dos Estados Unidos (EUA) criticou a decisão do Irã de retomar o enriquecimento de urânio em um complexo nuclear na região central do país. O lado americano considera a decisão um grande passo na direção errada.

Macri e Alberto Fernández se reúnem para coordenar transição

Data da publicação:

Mauricio Macri e Alberto Fernández, o atual e o futuro presidente da Argentina, reúnem-se hoje (4) à tarde para dar prosseguimento ao trabalho de transição entre os governos, iniciado na semana passada, após a vitória de Fernández em primeiro turno. Segunda-feira passada, dia 28, os dois se reuniram em um café da manhã na Quinta de Olivos, residência do presidente argentino.

Presas no Vietnã 8 pessoas suspeitas de envolvimento com 39 mortes

Data da publicação:

Oito pessoas foram presas no Vietnã por suspeita de envolvimento na descoberta de 39 corpos em um caminhão nos arredores de Londres. A polícia disse que está em curso uma investigação para desmantelar as redes de imigração ilegal que transportam pessoas para o Reino Unido. Já na passada sexta-feira (1º), tinham sido detidas duas pessoas.

Líder supremo do Irã descarta diálogo com o governo americano

Data da publicação:

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, descartou mais uma vez a possibilidade de diálogo com os Estados Unidos (EUA) na data que marca a invasão da embaixada americana no país há 40 anos.

Argentina limita operações com cartão de crédito no exterior

Data da publicação:

O Banco Central da Argentina estabeleceu limites para algumas operações com cartão de crédito no exterior, que incluem um máximo de US$ 50 para retirada em dinheiro. A intenção é evitar a fuga de dólares e preservar as reservas do país, que sofreram uma redução de cerca de US$ 23 bilhões desde agosto deste ano, quando aconteceram as eleições primárias.