Observatório

Envolvido na Lava Jato, ex-grupo Engevix fecha leniência de R$ 516 mi

Data da publicação:

O antigo grupo Engevix, uma das principais empresas envolvidas nas investigações da Lava Jato e que mudou de nome para Nova Participações S.A., fechou um acordo de leniência com a Advocacia-Geral da União (AGU) e com a Controladoria-Geral da União (CGU), no qual concordou em pagar R$ 516 milhões em troca de poder fechar contratos com o poder público.  

Alcolumbre fala em Constituinte para tratar de prisão em 2ª instância

Data da publicação:

Senadores aproveitaram a sessão de promulgação da Reforma da Previdência para pressionar os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) a pautar proposta que permite a prisão de réus após condenação em segunda instância.

China exporta drones autônomos letais para o Oriente Médio

Data da publicação:

Segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, a China anda exportando para países do Oriente Médio, drones autônomos armados que podem matar sem supervisão humana.

Bolívia: Morales se asila no México e militares nas ruas para garantir a ordem

Data da publicação:

Segundo informações da AFP citadas pela Exame, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, viajou na noite desta segunda-feira (11) em um avião militar com destino ao México, que lhe concedeu asilo político após sua renúncia, enquanto que os militares auxiliavam a polícia para conter a violência nas ruas do país.

Governo Federal reduz gastos com publicidade e Rede Globo fica com a menor parcela

Data da publicação:

Segundo relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), a Rede Globo, recebe hoje a menor parcela de recursos em publicidade do Governo Federal, o que não ocorria em anos anteriores.

Sileno Cezar Guimarães
Ver conteúdo desse autor

O Brasil é um epilético constitucional que vive como pode

Data da publicação:

Afinal, no direito, tudo é um faz de conta, inclusive o estado, que não passa de uma abstração jurídica para instrumentalizar as relações interpessoais de uma nação. Porque é só para isso que serve, como ensinava o Professor Geraldo Ataliba, “Não existe direito de girafa, de elefante, só direito de gente”.

Congresso promulga hoje a reforma da Previdência

Data da publicação:

Está marcada para hoje (12), às 10h, no Senado, a sessão solene de promulgação da reforma da Previdência.

Programa Verde Amarelo incentiva geração de emprego e renda

Data da publicação:

O governo federal lança hoje (11) um programa para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. A expectativa do governo é que a iniciativa, batizada de Programa Verde e Amarelo, consiga gerar ao longo de três anos, cerca de 4,5 milhões de empregos.

A Volta às Trevas?

Data da publicação:

Nos últimos dias tivemos provas contundentes e definitivas do que o círculo criminoso que estava no poder até o impeachment da assombrosamente ruim dilma rousseff[1] – na prática, estavam no poder até um ano atrás – é capaz de fazer para recuperar esse poder.

O General e a Bandeira

Data da publicação:

Depois de extrairmos a entidade petista chamada Dilma do poder o PT ameaçou voltar nas primeiras eleições. Neste momento a direita contava com poucos nomes. Bolsonaro como conservador, Álvaro Dias como algo disforme alinhado à direita e Amoêdo como liberal. O restante era de esquerda.

Eleições na Espanha: impasse para formar governo e ascensão do Vox

Data da publicação:

A repetição das eleições na Espanha, com o intuito de tirar o país do impasse após o pleito de abril, acabou aprofundando ainda mais a indefinição.

Brasileiros se manifestam publicamente a favor da prisão após segunda instância

Data da publicação:

No último dia 9, sábado, grupos que lideraram movimentos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foram às ruas para manifestar descontentamento com o fim da prisão em segunda instância.

Governo do Chile confirma processo para uma nova Constituição

Data da publicação:

O governo chileno anunciou na noite de ontem (10) o início do processo para uma nova Constituição por meio de um “Congresso Constituinte”, com ampla participação cidadã e um plebiscito que o ratifique, uma manobra a fim de atender uma das principais demandas surgidas nos recentes protestos.

Fábio Costa Pereira
Ver conteúdo desse autor

MITO XII: O Coitadismo Penal ou o Direito querendo reinventar a roda

Data da publicação:

Como “Coitadismo penal” podemos chamar o conjunto das desculpas e eufemismos utilizados por nossos “intelectuais” nas últimas décadas, na busca incessante de justificar não só o crime, mas, principalmente, os criminosos cujos atos pintaram de vermelho o solo brasileiro, a ponto de passar à sociedade ordeira e honesta, a grande maioria, uma sensação de vivermos à beira de um abismo.

Augusto Nunes agiu certo? Não. Glenn Greenwald é um coitadinho? Também não

Data da publicação:

Semana passada, as mídias sociais, que nos últimos anos estão com os nervos à flor da pele por conta do clima de extrema polarização política dos últimos anos, entraram em polvorosa.

Em meio a protestos, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Data da publicação:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou ontem (10), em um pronunciamento transmitido a partir da cidade de Cochabamba, sua renúncia ao cargo, em meio à escalada dos protestos que se seguiram à eleição de 20 de outubro no país.

Novas Redes Sociais e Desejo de Fuga

Data da publicação:

A criminalidade esquerdista está cerceando, censurando e maquiando as redes sociais para impedir o crescimento do conservadorismo como força social, cultural e política.

Grupo de Lima pede libertação de presos políticos na Venezuela

Data da publicação:

Em declaração conjunta divulgada nesta sexta-feira (8) em Brasília, os países que integram o Grupo de Lima pediram a imediata libertação dos presos políticos da Venezuela e reiteraram que somente o pleno restabelecimento da democracia “permitirá vencer a crise política, econômica, humanitária e de direitos humanos” no país.

Justiça manda soltar ex-ministro José Dirceu

Data da publicação:

A Justiça do Paraná determinou hoje (8) a soltura do ex-ministro José Dirceu, que estava preso desde maio deste ano para cumprir pena de oito anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

O preço das vantagens medíocres

Data da publicação:

Heróis como Bolsonaro e todo um elenco de ministros e técnicos da maior grandeza resistindo dia após dia a ataques absurdos e cortando o mal pela raiz com rapidez, aguentando a ironia e engolindo a vontade de voar no pescoço deles. Mas, você criou outro herói para a diversão do dia. Para desopilar o fígado e diminuir o stress que você tem. Você, centro do mundo.

Lula deixa carceragem da PF em Curitiba

Data da publicação:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou há pouco a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba após a decisão da Justiça Federal que autorizou sua soltura. Lula estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato. 

Prisão de réu em segunda instância será pauta da CCJ do Senado

Data da publicação:

Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ( STF) mudar o entendimento e desautorizar o cumprimento da pena de réus condenados em segunda instância, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ) do Senado, senadora Simone Tebet ( MDB -MS), confirmou que o assunto será debatido no colegiado.

Os Três Pilares da Sobrevivência

Data da publicação:

O Horror que estávamos aguardando se aproxima célere. As forças de preservação do establishment desferiram nesta semana duros golpes contra a sociedade brasileira. Iniciaram uma investigação desonesta com o evidente objetivo de cercear a liberdade de expressão usando o torpe pretexto de lutar contra as “fake news”.

Congresso reage a decisão do STF, mas Rodrigo Maia diz que não vai avançar com projetos de 2ª instância

Data da publicação:

Após a votação da tarde de ontem (7), no STF, onde por 6 votos a 5 os ministros mudaram o entendimento sobre a prisão após a segunda instância, deputados e senadores reagiram nas redes sociais seus posicionamentos.

André Assi Barreto
Ver conteúdo desse autor

A democratização do cinema e as plataformas de streaming

Data da publicação:

Como muitos devem saber, o tema da redação do ENEM deste ano foi a “democratização do cinema”.

O fim do Chile liberal?

Data da publicação:

A onda de protestos que varreu o Chile desde meados de outubro surpreendeu a classe política e devem resultar em mudanças no modelo de Estado de bem-estar social e no sistema tributário do país.

Pacto federativo vai deixar municípios sustentáveis, diz Bolsonaro

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (7) durante live que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo vai ajudar na sustentabilidade financeira de cidades pequenas. Entre outros temas, a PEC propõe a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

Mercosul: acordo permitirá perseguição policial em área de fronteira

Data da publicação:

Os ministros da Justiça e Segurança Pública dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) assinaram nesta quinta-feira (7), em Foz do Iguaçu (PR), proposta de acordo que permite a continuação de perseguições policiais em território estrangeiro.

STF derruba validade da prisão após a segunda instância

Data da publicação:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância. Por 6 votos a 5, a Corte reverteu seu próprio entendimento, que autorizou as prisões, em 2016.

Augusto Nunes e Gleen Greenwald trocam tapas no Pânico

Data da publicação:

Na tarde de hoje (6), o jornalista Augusto Nunes, da Jovem Pan, Veja e Record, trocou tapas com Gleen Greenwald, do The Intercept, durante o programa Pânico, da Jovem Pan.