Observatório

Lei que proíbe burca em locais públicos entra em vigor na Holanda

Data da publicação:

Após 14 anos de debates, entrou em vigor esta semana na Holanda a lei da burca, que proíbe o uso de peças de vestuário que "cubram o rosto" em locais públicos como instituições de educação e saúde, repartições e transportes públicos.

STF mantém decisão de Barroso sobre demarcação de terras indígenas

Data da publicação:

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º) manter a liminar do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu, em junho, trecho da medida provisória que devolveu ao Ministério da Agricultura a atribuição de realizar demarcações de terras indígenas.  

Ministro do STF suspende investigação da Receita contra autoridades

Data da publicação:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu hoje (1º) suspender investigação fiscal aberta pela Receita Federal contra 133 contribuintes para apurar suspeitas de irregularidades fiscais.

Estados Unidos designam oficialmente Brasil como aliado extra-Otan

Data da publicação:

?O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Transações com criptomoedas devem ser declaradas ao Fisco

Data da publicação:

?Começa a valer a partir de hoje (1º) a obrigatoriedade de prestação de informações à Receita Federal sobre operações de compra e venda envolvendo moedas virtuais (criptomoedas ou criptoativos).

Doleiro Dario Messer já está na Polícia Federal no Rio

Data da publicação:

O doleiro Dario Messer, preso na tarde de ontem (31) no bairro dos Jardins em São Paulo (SP), foi transferido da capital paulista e trazido na noite desta quarta-feira para a sede da Superintendência da Polícia Federal, na zona portuária do Rio, onde passará a noite. 

Programa Médicos pelo Brasil vai substituir Mais Médicos

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, lançam nesta quinta-feira (1º) o programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Mais Médicos, criado em 2013, no governo de Dilma Rousseff.

Witzel e Crivella planejam recolher população de rua para avaliação

Data da publicação:

O governo do estado e a prefeitura do Rio de Janeiro planejam submeter pessoas em situação de rua a avaliações de profissionais de saúde para identificar possíveis casos de internação compulsória.

Bolsonaro: todos devem estar atentos a "armadilhas" em acordo com UE

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (31) estar preocupado com possíveis "armadilhas" no acordo comercial do Mercosul com a União Europeia, que possam prejudicar um futuro acordo com os Estados Unidos.

Moro defende isolamento de líderes de organizações criminosas

Data da publicação:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse hoje (31) que o "remédio" para evitar novos confrontos entre membros de organizações criminosas e a morte de pessoas que cumprem pena ou aguardam julgamento em unidades carcerárias brasileiras é isolar os integrantes destas facções.

Juiz nega soltura de acusado de invadir celulares de autoridades

Data da publicação:

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara Federal de Brasília, negou hoje (31) pedido para soltar o investigado Danilo Cristiano Marques, um dos presos na semana passada pela Polícia Federal (PF) sob suspeita de invadir os telefones celulares do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outras autoridades. 

Cidadania e Educação são ministérios mais afetados por novos cortes

Data da publicação:

Os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Economia serão as pastas mais afetadas pelo novo contingenciamento (bloqueio de verbas) de R$ 1,443 bilhão anunciado na semana passada.

STF arquiva inquéritos sobre suposto crime eleitoral de Alcolumbre

Data da publicação:

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou dois inquéritos em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), era investigado por supostos crimes eleitorais cometidos durante a campanha de 2014.

Governo do Pará convoca 642 agentes penitenciários

Data da publicação:

O governo do Pará anunciou hoje (31) a convocação de 642 agentes penitenciários que estavam na lista de excedentes do último concurso realizado pelo estado.

Afeganistão: bomba à beira da estrada causa 28 mortes e dez feridos

Data da publicação:

Um carro com passageiros que seguia pela autoestrada em Kandahar-Herat foi atingido por uma bomba plantada por talibãs. Até agora pelo menos 28 pessoas morreram e dez ficaram feridos, afirmou o porta-voz da província ocidental de Farah, Muhibullah Muhib.

Prefeitura de São Paulo suspende projeto que retira cobrador de ônibus

Data da publicação:

​A Prefeitura de São Paulo suspendeu o projeto que extinguia a função de cobrador de ônibus na cidade. A decisão foi tomada para atender reivindicação dos trabalhadores do transporte coletivo, que tinham anunciado uma greve para hoje (31).

Coreia do Norte faz segundo teste de mísseis em uma semana

Data da publicação:

As autoridades da Coreia do Sul anunciaram que a Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (31/07) dois mísseis balísticos de curto alcance a partir da costa oriental do país.

Lava Jato: PF apura pagamento de propina do Grupo Petrópolis

Data da publicação:

A Polícia Federal (PF) investiga o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais pelo Grupo Petrópolis, na 62ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje (31).

PM intensifica ações contra crime organizado em comunidades do Rio

Data da publicação:

​A Polícia Militar intensificou ontem (30) operações contra o crime organizado em várias comunidades do município do Rio e na região metropolitana.

Com mais uma condenação, penas de Cabral somam 216 anos de prisão

Data da publicação:

O ex-governador foi condenado ontem (30) pelo juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, a uma pena de 18 anos de reclusão em razão de contratos firmados e, possivelmente, fraudados com empresas de fornecimento de alimentação para escolas da rede estadual de educação e de alimentação para os detentos do sistema penitenciário do Rio.

Hacker rouba dados de milhões de clientes de banco nos Estados Unidos

Data da publicação:

O banco americano Capital One reconheceu ter sido vítima do roubo de dados de mais de 100 milhões de clientes. No mesmo dia, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos comunicou que o FBI (Federal Bureau of Investigation) prendeu a suspeita de cometer o crime.

Janaina Paschoal entra com pedido de impeachment contra Dias Toffoli, Presidente do Supremo Tribunal Federal

Data da publicação:

Janaina Paschoal, Márcio Luís Freyesleben, Rafael Meira e Renato Barão entraram hoje (30) com um pedido de impeachment contra Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal e atual presidente da corte.

Pequenos negócios sustentam geração de emprego pelo quinto mês no país

Data da publicação:

A geração de empregos com carteira assinada em junho veio dos pequenos negócios, pela quinta vez seguida neste ano. A análise feita pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, mostra que foram criados 52,7 mil postos de trabalho no segmento.

Governo do Pará transfere líderes do confronto em Altamira

Data da publicação:

Um dia depois do confronto entre o Comando Classe A (CCA) e o Comando Vermelho (CV), no presídio de Altamira, no oeste paraense, que deixou 57 mortos, já foram para Belém mais quatro dos 16 detentos apontados como líderes do massacre ocorrido na segunda-feira (29), no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA).

Vítimas de facadas na Lagoa serão enterradas na tarde de hoje no Rio

Data da publicação:

Os corpos do professor Marcelo Henrique Correia Reais e do engenheiro eletricista João Napoli serão enterrados na tarde de hoje (30), às 15h, no Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro.

A inutilidade das medidas protetivas

Data da publicação:

O que falta para se entender que as medidas protetivas são um fracasso e que a melhor forma de lidar com isso é colocar o agressor em cana?

Bretas nega soltura a responsável por entrega de propina a Cabral

Data da publicação:

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, negou nesta segunda-feira (29) o pedido de soltura do economista Lineu Castilho Martins, preso na Operação C”est Fini, desdobramento da Lava Jato no Rio, que atuava como operador financeiro do ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Henrique Alberto Santos Ribeiro.

Há pouco mais ­­­­de dois anos morria José Mayer... e você nem soube!

Data da publicação:

Em março de 2017, uma acusação de assédio sexual deflagrada pela figurinista Su Tonani matava o ator José Mayer. Não a sua pessoa, que continua a perambular como um zumbi, mas o seu símbolo, o símbolo do homem. Inicialmente, deixemos algumas premissas bem consolidadas: isso não é uma defesa de José Mayer.

SBP: Brasil desativou 16 mil leitos de internação pediátrica desde 2010

Data da publicação:

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostrou que nos últimos nove anos o Brasil desativou 15,9 mil leitos de internação pediátrica, aqueles destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas.

Brasil e França destacam importância do acordo Mercosul-UE

Data da publicação:

​O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, destacaram hoje (29), a importância do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia concluído no dia 28 de junho para o setor privado dos dois blocos.