Observatório

Brasil e EUA iniciam trâmites para ingresso imigratório automatizado

Data da publicação:

Brasil e Estados Unidos deram o primeiro passo para a participação brasileira no programa Global Entry de viajantes confiáveis mantido pela agência americana de Proteção das Fronteiras e Aduanas do Departamento de Segurança Interior, informaram hoje (25) os ministérios da Economia e das Relações Exteriores e a Casa Civil.

MEC lança carteirinha digital para estudantes

Data da publicação:

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta segunda-feira (25) a ID Estudantil, documento digital de identificação emitido pelo governo. Até então, a “carteirinha” era emitida exclusivamente por algumas entidades estudantis, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE). As informações são do Valor Econômico.

PF cumpre mandado de reintegração de área invadida pelo MST na Bahia

Data da publicação:

Uma área de aproximadamente de 1.727 hectares, localizada nos municípios de Juazeiro e Casa Nova, no estado da Bahia, pertencente à Codevasf, invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em 2012, é alvo nesta segunda-feira (25) de uma ação da Polícia Federal (PF) para cumprimento de mandados de reintegração de posse.

Governo prepara lei de uso de GLO em reintegração de posse no campo

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, hoje (25), que o governo prepara um projeto de lei para permitir operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em reintegrações de posse na área rural. De acordo com Bolsonaro, mesmo quando determinado pela Justiça, os governadores acabam protelando o envio da Polícia Militar para retirar invasores das propriedades rurais.

Moro encontrará líderes no Senado para tratar da segunda instância

Data da publicação:

A Secretaria-Geral da Mesa da Casa enviou na manhã de hoje (25) mensagem aos líderes convocando uma reunião amanhã (26), às 9h, na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Sem Voto Impresso: TSE inicia teste em urnas eletrônicas para 2020

Data da publicação:

Especialistas começam hoje (25) a testar a urna eletrônica que será usada nas eleições municipais do ano que vem, em mais um Teste Público de Segurança (TPS), organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nova Lei de Informática: governo muda planos para facilitar aprovação

Data da publicação:

Governo e Câmara dos Deputados avançaram em um acordo e tentarão, nesta ou na próxima semana, votar uma reforma na Lei de Informática - reforma essa necessária para atender as exigências da Organização Mundial do Comércio (OMC). O tempo está se esgotando: o Brasil precisa mudar o sistema de incentivos até o final deste ano para evitar retaliações comerciais da União Europeia e do Japão.

É Logo ali, no Irã: Protestos pró-governo tomam as ruas da capital do Irã.

Data da publicação:

Milhares e milhares ocupam Teerã e sai da frente quem não gritar junto pelo radicalismo que vai apertando o cerco e acuando cada vez mais os cidadãos do país que outrora foi a antiga Pérsia. 

O contra-ataque de Bolsonaro na área social

Data da publicação:

Pressionado, o presidente Jair Bolsonaro busca reforçar a política de combate à pobreza e minimizar as críticas à área social, considerada um gargalo na atual gestão.

Foro de São Paulo: Interferência de Cuba e Venezuela nas crises sul-americanas

Data da publicação:

As declarações públicas dos principais personagens do poder chavista, somados as informações divulgadas pelos serviços de inteligência dos países que estão cortando relações com Cuba e Venezuela, indicam que existe uma ação muito forte do Foro de São Paulo nos protestos da América Latina.

Suspense no Uruguai: resultado das eleições será conhecido até sexta-feira

Data da publicação:

O Uruguai começa a semana em uma situação de incerteza política, após um segundo turno eleitoral mais acirrado que o previsto pelos institutos de pesquisa neste último domingo (24).

André Assi Barreto
Ver conteúdo desse autor

A maior teoria da conspiração do nosso tempo

Data da publicação:

A Terra ser plana? Vacinas fazem mal para a saúde? Judeus dominam as finanças, a imprensa e a política externa americana? Aposto que o leitor desavisado pensou nessa ou em algumas outras opções. Contudo, não considero que essas sejam nem as maiores nem as mais importantes teorias da conspiração da nossa época.

Olavo de Carvalho: Uma resposta Sui Generis

Data da publicação:

O professor Olavo de Carvalho concede entrevista em vídeo ao site “A República”.

O Brasil fica mais forte e se torna a 13ª potência militar

Data da publicação:

Brasil se torna 13ª dentre as 147 potências militares do mundo.

Um presente de natal: PMMG faz apresentação surpresa em shopping

Data da publicação:

Polícia Militar de Minas Gerais faz apresentação surpresa em um shopping de Belo Horizonte

Congresso da Bolívia aprova realização de eleições gerais

Data da publicação:

A Câmara dos Deputados da Bolívia sancionou, por unanimidade, neste sábado (23), a Lei do Regime Excepcional e Transitório para Eleições Gerais, e enviou ao Poder Executivo para promulgação.

Uruguai elege hoje, em segundo turno, novo presidente

Data da publicação:

Hoje (24), até às 19h30, cerca de 2,6 milhões de uruguaios vão às urnas para escolher, em segundo turno, quem será o presidente da República que governará o país nos próximos 5 anos.

Comunistas ateiam fogo na Epoch Times em Hong Kong

Data da publicação:

De acordo com o jornal, quatro homens mascarados e vestidos de preto entraram nas instalações de impressão da Epoch Times em Hong Kong às 3:40 da manhã da última terça-feira (19) e atearam fogo na área das impressoras. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança.

Hacker que invadiu celular de autoridades fecha acordo de delação premiada com a PF

Data da publicação:

A Polícia Federal fechou um acordo de delação premiada com um dos hackers responsáveis pelas invasões dos aparelhos celulares de autoridades públicas.

“Vamos acabar com imposto mais cruel, o imposto sobre folha de pagamento”, diz Paulo Guedes

Data da publicação:

Na última sexta-feira (22), durante discurso no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu o fim dos encargos sobre a folha de pagamento de empregados. Segundo ele, esse é o encargo “mais cruel que existe”.

Ministério Público do Rio abre 3ª investigação contra Flávio Bolsonaro

Data da publicação:

A nova apuração é sobre a suspeita de contratação de funcionários fantasmas, ou seja, o novo inquérito vai apurar se os funcionários contratados pelo gabinete realmente exerciam sua função.

TRF-2 nega liberdade para ex-presidente do Paraguai

Data da publicação:

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou pedido de habeas corpus do ex-presidente do Paraguai Horacio Manuel Cartes Jara, que teve prisão preventiva decretada na terça-feira (19), pela Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Apresentador Gugu Liberato morre aos 60 anos

Data da publicação:

O apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, morreu nesta sexta-feira (22) em decorrência de um acidente ocorrido em sua casa na Flórida, EUA, na última quarta-feira.

Cármen Lúcia manda TRF4 soltar presos por condenação em 2ª instância

Data da publicação:

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou hoje (22) que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) mande soltar todas as pessoas que foram presas por terem condenação confirmada pela segunda instância da Justiça Federal do sul do país. O TRF4 é o tribunal responsável pelas execuções das penas dos condenados na Operação Lava Jato no Paraná.

Energia nuclear é prioridade para o Brasil, diz Bento Albuquerque

Data da publicação:

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (22), que o programa nuclear brasileiro é prioridade para o Brasil e que, após "altos e baixos", o país volta a um patamar "que podemos sonhar". Albuquerque reforçou que a previsão é que em 2020 seja retomada a construção da usina nuclear Angra 3: "Provavelmente iniciaremos Angra 3 em 2020".  

Como a grande imprensa perde (o que resta de) sua credibilidade em três atos

Data da publicação:

Que a credibilidade da grande imprensa não está em seus melhores dias, isso não é nenhuma novidade. Não menos novidade é o deserto que esta atravessa em função da disrupção promovida pelas novas tecnologias e as redes sociais.

Procurador Regional volta a defender que sentença de Lula não seja anulada

Data da publicação:

Pouco menos de um mês após pedir a anulação da condenação do ex-presidente Lula no processo do sítio de Atibaia (SP), ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o procurador regional da República voltou atrás na solicitação.

Partido de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, lança programa oficial

Data da publicação:

O partido aliança pelo Brasil, novo partido anunciado pelo presidente Jair Boslonaro no dia 12 de novembro, que começara a recolher assinaturas, lançou oficialmente seu programa.

Em visita à Tailândia, papa critica exploração sexual de mulheres e crianças

Data da publicação:

A Tailândia, conhecida pela exploração sexual de mulheres e crianças, principalmente o turismo sexual, sofreu críticas do papa Francisco, ao afirmar que o abuso e a escravidão que sofrem são males que precisam ser extirpados.

Itaú multado em R$ 3,8 bilhões em São Paulo por suposta fraude fiscal

Data da publicação:

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizada pela Câmara Municipal foi responsável pela investigação que resultou na autuação. Foram investigados supostos casos de sonegação por vários bancos, que transferiram suas sedes para cidades próximas à capital paulista, a fim de pagar menos impostos.