Observatório

Força-tarefa da Lava Jato em SP denuncia Lula e irmão por corrupção

Data da publicação:

A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo denunciou ontem (9) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu irmão, Frei Chico, por corrupção passiva continuada.

Presidente do Senado desiste de votar Previdência esta semana

Data da publicação:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desistiu de tentar votar esta semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência.

Pezão recebeu até R$ 30 milhões em propina, diz delator a Bretas

Data da publicação:

O ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, atualmente preso, recebeu cerca de R$ 30 milhões em propina, no período em que era vice-governador do estado, na gestão de Sérgio Cabral.

Filho do ex-senador Edison Lobão é preso na Lava Jato

Data da publicação:

Policiais federais prenderam hoje (10) Márcio Lobão, filho do ex-senador Edison Lobão, do Maranhão, na 65ª fase da Operação Lava Jato.

Parlamento volta a rejeitar eleições antecipadas no Reino Unido

Data da publicação:

Os deputados britânicos vetaram hoje (10), pela segunda vez, proposta do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, para convocar eleições antecipadas no país.

Alemanha cogita “orçamento paralelo” para turbinar investimento público

Data da publicação:

?Segundo a agência de notícias Reuters, o governo da Alemanha está considerando a criação de um “orçamento paralelo” a fim de aumentar os investimentos públicos driblando as rígidas regras fiscais do país.

Ministro diz que Brasil preservou 84% da Amazônia por esforço próprio

Data da publicação:

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse hoje (9) que o Brasil preservou a Amazônia por esforços próprios. “O Brasil é um país que preservou 84% da sua floresta amazônica, e fez isso pelos seus méritos próprios, com seus esforços próprios e continua preservando e defendendo a floresta.

Cristina Kirchner vai a juízo no caso dos Cadernos das Propinas

Data da publicação:

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner irá novamente a julgamento, agora na causa conhecida como Cadernos das Propinas (cuadernos de las coimas, em castelhano).

Bolsonaro não tem dor ou febre e vai iniciar fisioterapia, diz boletim

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro está sem dor ou febre após ter sido submetido à quarta cirurgia desde que levou uma facada no abdômen em setembro do ano passado.

Talibã diz que fim das negociações levará a maiores perdas americanas

Data da publicação:

O Talibã afirma que a decisão de Washington de suspender negociações de paz com os militantes no Afeganistão vai resultar em aumento da perda de vidas americanas. O grupo está pedindo a retirada imediata de tropas dos Estados Unidos (EUA) do país da Ásia Central.

Jair Bolsonaro comemora cirurgia bem-sucedida

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais horas depois de passar por uma cirurgia para retirada de hérnia incisional no Hospital Vila Nova Star em São Paulo.

Sabatina de Aras não interfere em calendário da CCJ, diz Simone Tebet

Data da publicação:

A presidente da CCJ informou que, tão logo a indicação seja oficializada e lida no plenário do Senado, designará um relator.

MPF prorroga segundo inquérito sobre ataque a Bolsonaro

Data da publicação:

O Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais concedeu mais 90 dias para a Polícia Federal (PF) concluir o inquérito que investiga a suposta participação de terceiros no atentado contra o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, no centro de Juiz de Fora (MG), há um ano.

Operação da Polícia Federal combate corrupção nos Correios

Data da publicação:

A Policia Federal deflagrou hoje (6) a Operação Postal Off para desarticular uma organização criminosa que atuava junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo o órgão, o grupo praticava fraudes que estavam causando prejuízos à empresa “de forma habitual e permanente".

Champinha lidera rebelião e faz agente de saúde refém em São Paulo

Data da publicação:

Champinha ficou conhecido pelo sequestro e morte do casal, Liana Friedenbach, na época com 16 anos, e Felipe Caffé, que tinha 19, em 2003. Liana ainda foi abusada várias vezes pelo próprio Champinha e os comparsas. O criminoso comandou uma rebelião na madrugada desta quarta-feira (04) em São Paulo. A Record TV mostra imagens exclusivas.

Augusto Aras, favorito para ocupar cargo de PGR, elogia Bolsonaro e anunciou equipe com conservadores

Data da publicação:

Augusto disse que montará equipe com conservadores para trabalhar na PGR, declarou também que, Não é membro do MST, se fosse teria se tornado ministro do Supremo Tribunal Federal.

Palpitômetro da Economia: Rodada 16

Data da publicação:

Toda sexta-feira, um prognóstico de como fecharão os principais indicadores econômicos em 2019. Aviso: o uso dessas previsões para qualquer tomada de decisão é por conta e risco do leitor.

Governo lança programa para escolas cívico-militares

Data da publicação:

O governo federal lançou hoje (5) o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em cerimônia no Palácio do Planalto.

Senado aguarda posição do governo para avançar com reforma tributária

Data da publicação:

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS) disse nesta quinta-feira (5) que só depende do governo o avanço da reforma tributária na Casa.

Protesto de motoristas de ônibus paralisa vias do centro de SP

Data da publicação:

As faixas de ônibus das avenidas do Ipiranga, 23 de maio, 9 de Julho e o Viaduto do Chá estão bloqueadas por ônibus desde o fim da manhã desta quinta-feira (5) por conta do protesto de motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo.

Premiê britânico não consegue aprovar moção para eleições antecipadas

Data da publicação:

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, não conseguiu obter os dois terços necessários para aprovar uma moção convocando eleições gerais antecipadas em 15 de outubro.

Trump diz que está aberto a negociações com o Irã

Data da publicação:

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, manifestou a disposição de melhorar as relações com o Irã, indicando que está aberto a negociações com o presidente Hassan Rouhani.

China e EUA marcam negociações comerciais para o início de outubro

Data da publicação:

O Ministério do Comércio da China anunciou um acerto entre Pequim e Washington para a realização de negociações ministeriais de comércio no início de outubro na capital americana.

Por que o teto de gastos deveria ser flexibilizado

Data da publicação:

A discussão sobre a flexibilização do teto de gastos tem que ver com uma premissa implícita de sua aprovação, que era a Reforma da Previdência em vigor para já. Mas esta ainda não veio. E não se pode chegar a uma conclusão correta por uma premissa errada.

Movimento de Combate à Impunidade: Carta para o Brasil

Data da publicação:

Lembremos das Guerras Púnicas, travadas entre Roma e Cartago durante quase um século.  Cartago provocou grandes perdas ao Império Romano, mas nunca conseguiu derrotá-lo. O Exército Cartaginês já fora derrotado duas vezes por Roma, mas, mesmo assim, permanecia como uma ameaça constante, sempre atacando.

Reforma da Previdência: Tasso complementa voto e faz ajustes no texto

Data da publicação:

O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou nesta quarta-feira (4) a complementação de seu parecer à proposta.

FAB recebe novo avião militar KC-390

Data da publicação:

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu hoje (4), oficialmente, sua mais nova aeronave militar, o KC-390, fabricado no país em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica SA (Embraer).

Advocacia do Senado emite parecer favorável a Eduardo Bolsonaro

Data da publicação:

Em resposta à consulta feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre(DEM-AP), parecer assinado pela Advocacia-geral da Casa é favorável à nomeação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Boris Johnson contra o Parlamento: os caminhos para sair da UE

Data da publicação:

Os legisladores britânicos iniciaram na terça-feira (3) uma tentativa de impedir o Primeiro-ministro do Reino Unido e Líder do Partido Conservador, Boris Johnson de perseguir o que eles consideram uma saída calamitosa do Brexit 'sem acordo', um desafio que uma fonte do governo disse que levaria o Primeiro-ministro a pressionar por uma eleição rápida em 14 de outubro.

França oferece apoio econômico ao Irã

Data da publicação:

O governo da França sugeriu oferecer uma linha de crédito ao Irã tendo como garantia suas receitas provenientes do petróleo. Paris poderia oferecer até 15 bilhões de dólares.