Observatório

Manifestantes em Hong Kong continuam a pedir greve e boicote às aulas

Data da publicação:

Manifestantes em Hong Kong continuam com seus pedidos por greve e que os alunos boicotem às aulas para mostrar resistência ao governo.

Relator da Reforma tributária espera votar texto na CCJ em setembro

Data da publicação:

O relator da reforma tributária no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), pretende entregar seu relatório nas próximas semanas.

MP prende Garotinho e Rosinha, ex-governadores do Rio

Data da publicação:

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu hoje (3) o casal de ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.

Senado já tem mais de 230 emendas ao texto da reforma da Previdência

Data da publicação:

O relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresenta na próxima quarta-feira (4) a complementação do parecer lido na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Bolsonaro diz que vai vetar 9 pontos do projeto de abuso de autoridade

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (2) que vai vetar nove dos dez pontos sugeridos pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, no Projeto de Lei de Abuso de Autoridade, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 14 de agosto. “O Moro pediu dez, nove estão garantidos, vou discutir o último.

Oito são detidos na Operação Verde Brasil em Rondônia

Data da publicação:

Oito pessoas foram detidas em uma semana de Operação Verde Brasil em Rondônia, informou neste domingo (1º) o Exército. A operação é a ação governamental voltada ao combate a incêndios e crimes ambientais na Amazônia.

Bolsonaro, Amazônia e Datafolha: lado A e lado B

Data da publicação:

Portanto, até mesmo para avaliar os acertos e erros, tanto do governo, como dos demais agentes (políticos ou não) direta ou indiretamente envolvidos na questão amazônica, é importante que se faça uma breve análise dos resultados desta pesquisa.

Força Nacional fica mais 180 dias na segurança de presídio no DF

Data da publicação:

A Força Nacional de Segurança Pública vai permanecer por mais 180 dias fazendo o policiamento de guarda e segurança na área interna da Penitenciária Federal de Brasília, no Distrito Federal.

Le lion est le roi des animaux: Boycott France!!

Data da publicação:

Você está animado para boicote aos produtos franceses, não é? Os perfumes, os queijos e vinhos, a canetinha Bic, as roupas e acessórios? O Make Up. Toooodas as marcas! Não vai nem passar por Paris. Adieu, Tour Eiffel! 

Mentes fracas, um velho truque Jedi e a pretensa superioridade moral dos omissos

Data da publicação:

São muitas as tentações do silêncio ou da mera repetição. Ambas tornam homens próximos dos peixes e dos psitacídeos, mas sem a graça, as belas escamas ou penas coloridas e a pureza...

Mourão diz que objetivo principal do governo é a reforma tributária

Data da publicação:

O vice-presidente Hamilton Mourão disse, ontem (30), que o objetivo principal do governo é a reforma tributária.

PGR diz que STF deve decidir sobre anulação de sentenças da Lava Jato

Data da publicação:

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu ontem (30) no Supremo Tribunal Federal (STF) que o plenário deve decidir sobre a questão processual que pode anular sentenças de condenados na Operação Lava Jato.

Mourão vai a Londres para manter aproximação com novo governo

Data da publicação:

O vice-presidente Hamilton Mourão vai no dia 7 de setembro para Londres. A pedido do presidente Jair Bolsonaro, ele intermediará os entendimentos comerciais entre o Brasil e o Reino Unido, com o novo governo. Para Mourão, a saída do Reino Unido do bloco da União Europeia, o Brexit, pode oferecer excelentes oportunidades para o comércio exterior brasileiro.

Emprego é recorde no Brasil no trimestre encerrado em julho

Data da publicação:

O mercado de trabalho no Brasil atingiu, no trimestre encerrado em julho deste ano, um volume recorde de pessoas empregadas: 93,6 milhões.

Organizadores cancelam manifestações em Hong Kong

Data da publicação:

Em Hong Kong, os organizadores estão cancelando os atos de protesto programados para sábado em meio às crescentes tensões e receios de violência.

Taxa de desemprego no Brasil cai para 11,8% em julho, diz IBGE

Data da publicação:

A taxa de desemprego do país recuou para 11,8% no trimestre finalizado em julho deste ano.

Fachin nega mais um habeas corpus para libertar Lula

Data da publicação:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou nesta quinta-feira (29) mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconhecer a suspeição dos procuradores da Operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente. 

Palpitômetro da Economia: Rodada 15

Data da publicação:

Toda sexta-feira, um prognóstico de como fecharão os principais indicadores econômicos em 2019. Aviso: o uso dessas previsões para qualquer tomada de decisão é por conta e risco do leitor.

Ao falar sobre PIB, Bolsonaro diz que governo “está no caminho certo”

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro comentou hoje (29) o crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior.

Alcolumbre quer concluir apreciação da PEC Paralela até novembro

Data da publicação:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quer concluir a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Paralela que, entre outros pontos, inclui estados e municípios na reforma da Previdência até o fim de novembro na Casa.

Alcolumbre anuncia instalação da CPMI das Fake News

Data da publicação:

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que, entre outros assuntos, vai apurar notícias falsas durante as eleições de 2018, a CPI das Fake News, será instalada na próxima semana, anunciou, nesta quinta-feira (29), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

"Há ambições em relação à Amazônia", diz Heleno

Data da publicação:

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, afirmou hoje (29) que a Amazônia é objeto de cobiça internacional por conta de seus recursos naturais e biodiversidade.

Veto presidencial sobre notícias falsas é derrubado no Congresso

Data da publicação:

O Congresso Nacional derrubou na noite de ontem (28) o veto de Jair Bolsonaro a penas mais duras para quem propaga notícias falsas, as chamadas fake news, nas eleições.

Haverá vetos na Lei de Abuso de Autoridade, diz Planalto

Data da publicação:

O porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, afirmou ontem (28) que o presidente Jair Bolsonaro vetará, ao menos em parte, o Projeto de Lei 7.596/17, que define os crimes de abuso de autoridade.

Rainha suspende Parlamento britânico, após pedido do primeiro-ministro

Data da publicação:

O governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu e obteve nesta quarta-feira (28) autorização da rainha Elizabeth II para suspender as atividades do Parlamento do Reino Unido por cinco semanas.

Justiça condena Sérgio Cabral a mais 18 anos de prisão

Data da publicação:

O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado a mais 18 anos de prisão, por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro com um grupo de concessionárias de veículos do Rio de Janeiro.

Tasso lê relatório da Previdência e detalha pontos da PEC Paralela

Data da publicação:

O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Tasso Jeressati (PSDB-CE), fez nesta quarta-feira (28) a leitura do seu parecer favorável à proposta.

Weintraub: Future-se não vai interferir na autonomia das universidades

Data da publicação:

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse hoje (28) que o programa Future-se não significa a privatização nem a interferência na autonomia das universidades e institutos federais.

Itália: decreto impede entrada de embarcação com migrantes ilegais

Data da publicação:

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, proibiu a entrada de um navio humanitário alemão em águas italianas. A embarcação transportava migrantes resgatados na Líbia.

Força-tarefa vai permanecer mais 60 dias em presídio do Pará

Data da publicação:

A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Pará vai permanecer mais 60 dias no estado, de 29 de agosto até 27 de outubro, para exercer a coordenação das atividades de guarda, de vigilância e de custódia de presos.