Escritor

Toffoli nega pedido de Aras e mantém acesso a relatórios sigilosos

Data da publicação:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para revogar a entrega e o acesso de dados financeiros de 600 mil pessoas e empresas coletados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual Unidade de Inteligência Financeira (UIF), nos últimos três anos.

"Coletes amarelos" voltam às ruas de Paris

Data da publicação:

Numa manifestação convocada para marcar o primeiro aniversário do movimento dos "coletes amarelos", a polícia lançou hoje (16) gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes nas ruas de Paris.

EUA e China estão próximos de chegar a acordo sobre pacto comercial

Data da publicação:

O secretário de Comércio dos Estados Unidos (EUA), Wilbur Ross, deu indicações de que o país poderá, em breve, chegar a um acordo final sobre um pacto comercial inicial com a China.

Governo federal prepara conjunto de ações para área social

Data da publicação:

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, conduziu uma reunião ministerial nesta sexta-feira (15) para discutir políticas sociais do governo federal.

Apreensão de cocaína pela Receita bate recorde em 2019

Data da publicação:

As apreensões de cocaína pela Receita Federal bateram recorde neste ano e somaram 47,1 toneladas de janeiro a outubro. O resultado supera em quase 50% as 31,5 toneladas apreendidas em todo o ano de 2018.

Saída do PSL é "separação amigável", diz Bolsonaro

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (14) que deve se desfiliar do PSL nos próximos dias e classificou sua saída do partido como uma "separação amigável". Ele ainda agradeceu correligionários e desejou boa sorte aos que permanecerão na sigla.

Itamaraty fecha prédios do Brasil em Caracas após ocupação de embaixada venezuelana no Brasil

Data da publicação:

Temendo possíveis retaliações, depois que representantes de Juan Guaidó ocuparam a embaixada da Venezuela em Brasília, diplomatas brasileiros na Venezuela receberam a ordem de não abrir a embaixada e o consulado em Caracas nesta quarta-feira (13).

Mudança de competência no STJ e STF pode viabilizar prisão em segunda instância

Data da publicação:

Diante das articulações e das resistências sobre uma mudança na lei que permita a prisão após condenação em segunda instância, uma proposta que modifica as competências das cortes superiores vem sendo apontada por líderes da Câmara como alternativa a fim de evitar conflitos entre Legislativo e Judiciário.

Itaú: Brasil retomará pico de atividade e grau de investimento em 2021

Data da publicação:

A economia brasileira só deve retornar ao pico de atividade atingido em 2014 em 2021, mesmo ano em que deve recuperar o grau de investimento perdido na recessão, segundo projeções divulgadas hoje pelo Itaú Unibanco.

“Prévia do PIB” sobe em setembro e 3º trimestre fecha com alta de 0,91%

Data da publicação:

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto como um sinalizador do PIB, teve alta de 0,44% em setembro frente ao mês anterior, fechando o terceiro trimestre com alta de 0,91%, de acordo com dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta quinta-feira (14).

Assinaturas para a criação do partido de Bolsonaro serão checadas, diz Joice

Data da publicação:

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, afirmou que a criação de um novo partido não pode “ser feita no tapetão”. O PSL, estaria disposto a fiscalizar de perto a criação do novo partido.

Após anúncio da Aliança pelo Brasil, PSL afasta filhos de Bolsonaro e pretende expulsar Eduardo

Data da publicação:

Após o presidente Jair Bolsonaro anunciar sua desfiliação do PSL e a criação de seu próprio partido, a Aliança pelo Brasil, a liderança do PSL deve analisar no próximo dia 26, cinco pedidos de expulsão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Deputado Federal desmente matéria da Folha de S.Paulo

Data da publicação:

Segundo matéria do jornal Folha de S.Paulo, houve relatos de que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, havia  dito ao deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, membro da Família Imperial do Brasil, que preferia ele como seu vice, e não Mourão.

Toffoli intima BC e obtém dados sigilosos de 600 mil pessoas

Data da publicação:

Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Banco Central lhe enviasse cópia de todos os relatórios de inteligência financeira (RIFs) produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos, dando-lhe acesso a dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas - 412,5 mil físicas e 162,5 mil jurídicas.

Partidos de esquerda chegam a acordo para formar governo na Espanha

Data da publicação:

Os dois principais partidos de esquerda da Espanha – PSOE e Podemos – anunciaram ontem um acordo para a formação de um governo de coalizão, o primeiro na história moderna do país.

Militantes em Gaza atacam Israel com foguetes após cessar-fogo

Data da publicação:

Os militantes islâmicos na Faixa de Gaza dispararam hoje (14) uma série de foguetes contra Israel, horas depois de um cessar-fogo ter sido acertado para pôr fim a dois dias de intensos combates.

Secretário-geral da OEA diz que Evo Morales deu um autogolpe

Data da publicação:

Enquanto o ex-presidente Evo Morales e seus apoiadores afirmam que houve um golpe de Estado na Bolívia, executado pelos opositores com o apoio das Forças Armadas e da polícia, a oposição afirma que o governo tentava a reeleição ferindo a Constituição e desrespeitando o referendo realizado no país em 2016.

Guedes defende integração econômica e livre comércio com China

Data da publicação:

Enquanto o ex-presidente Evo Morales e seus apoiadores afirmam que houve um golpe de Estado na Bolívia, executado pelos opositores com o apoio das Forças Armadas e da polícia, a oposição afirma que o governo tentava a reeleição ferindo a Constituição e desrespeitando o referendo realizado no país em 2016.

Brasil reacende a fogueira das mudanças: Manifestações pelo Impeachment de Gilmar Mendes

Data da publicação:

Lideranças populares que despontaram em 2013, retomam a as ruas pressionando novas mudanças.

Funcionários de Maduro “desertam” na Embaixada da Venezuela em Brasília

Data da publicação:

Um grupo de funcionários da Embaixada da Venezuela em Brasília “desertou” do regime de Nicolás Maduro e permitiu, pela primeira vez, a entrada de um enviado de Juan Guaidó, que reclama o posto de presidente do país desde o início do ano.

Bolsonaro anuncia saída do PSL e criação da Aliança pelo Brasil

Data da publicação:

O presidente Jair Boslonaro anunciou ontem, terça-feira (12), sua saída do Partido Social Liberal (PSL), partido pelo qual foi eleito, e a criação de um novo partido chamado “Aliança pelo Brasil”.

Envolvido na Lava Jato, ex-grupo Engevix fecha leniência de R$ 516 mi

Data da publicação:

O antigo grupo Engevix, uma das principais empresas envolvidas nas investigações da Lava Jato e que mudou de nome para Nova Participações S.A., fechou um acordo de leniência com a Advocacia-Geral da União (AGU) e com a Controladoria-Geral da União (CGU), no qual concordou em pagar R$ 516 milhões em troca de poder fechar contratos com o poder público.  

Alcolumbre fala em Constituinte para tratar de prisão em 2ª instância

Data da publicação:

Senadores aproveitaram a sessão de promulgação da Reforma da Previdência para pressionar os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) a pautar proposta que permite a prisão de réus após condenação em segunda instância.

China exporta drones autônomos letais para o Oriente Médio

Data da publicação:

Segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, a China anda exportando para países do Oriente Médio, drones autônomos armados que podem matar sem supervisão humana.

Bolívia: Morales se asila no México e militares nas ruas para garantir a ordem

Data da publicação:

Segundo informações da AFP citadas pela Exame, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, viajou na noite desta segunda-feira (11) em um avião militar com destino ao México, que lhe concedeu asilo político após sua renúncia, enquanto que os militares auxiliavam a polícia para conter a violência nas ruas do país.

Governo Federal reduz gastos com publicidade e Rede Globo fica com a menor parcela

Data da publicação:

Segundo relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), a Rede Globo, recebe hoje a menor parcela de recursos em publicidade do Governo Federal, o que não ocorria em anos anteriores.

Congresso promulga hoje a reforma da Previdência

Data da publicação:

Está marcada para hoje (12), às 10h, no Senado, a sessão solene de promulgação da reforma da Previdência.

Programa Verde Amarelo incentiva geração de emprego e renda

Data da publicação:

O governo federal lança hoje (11) um programa para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. A expectativa do governo é que a iniciativa, batizada de Programa Verde e Amarelo, consiga gerar ao longo de três anos, cerca de 4,5 milhões de empregos.

Eleições na Espanha: impasse para formar governo e ascensão do Vox

Data da publicação:

A repetição das eleições na Espanha, com o intuito de tirar o país do impasse após o pleito de abril, acabou aprofundando ainda mais a indefinição.

Brasileiros se manifestam publicamente a favor da prisão após segunda instância

Data da publicação:

No último dia 9, sábado, grupos que lideraram movimentos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foram às ruas para manifestar descontentamento com o fim da prisão em segunda instância.