Escritor

Prefeito decreta estado de emergência em Coronel João Sá na Bahia

Data da publicação:

O prefeito de Coronel João Sá, Carlinos Sobral, decretou estado emergência no município devido à inundação causada pelo transbordamento do Rio dos Peixes que passa pela cidade.

Comissão mista aprova relatório da MP da liberdade econômica

Data da publicação:

A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória de Liberdade Econômica aprovou nesta quinta-feira (11) o relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). O texto estabelece garantias para o livre mercado, prevê imunidade burocrática para startups e extingue o Fundo Soberano do Brasil. 

Bolsonaro: espero que não desidratem a reforma nos destaques

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (11) que não tem muita influência sobre a votação dos destaques da reforma da Previdência, que foi retomada no fim da tarde pelo plenário da Câmara dos Deputados, mas espera que o texto-base aprovado não seja "desidratado" pelos parlamentares. 

Câmara aprova mudanças em regras de pensão e para mulheres

Data da publicação:

​Depois de três horas de debate, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (11) uma proposta que aumenta a aposentadoria de trabalhadoras da iniciativa privada e permite o recebimento de pensão por morte em valor inferior a um salário mínimo. De autoria da bancada do Democratas, a emenda foi aprovada por 344 votos a 132, com 15 abstenções.

Em café da manhã com bancada da Frente Parlamentar Evangélica, o Presidente Bolsonaro fala sobre projetos do governo

Data da publicação:

O presidente citou ações para desburocratizar processos, melhorar a vida da população e para impulsionar a economia dos estados, como as mudanças nas regras para obter a Carteira Nacional de Habilitação, o fim dos radares eletrônicos em rodovias federais e a liberação de áreas de preservação ambiental para o turismo.

Previdência: Maia quer concluir votação em dois turnos até sexta-feira

Data da publicação:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (11) que espera concluir a votação em dois turnos da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) da reforma da Previdência até amanhã (12). O plenário retomará os trabalhos nesta quinta-feira para votar os destaques ao texto-base.

MEC quer implementar 27 escolas cívico-militares por ano, uma escola para cada estado

Data da publicação:

Neste ano, o MEC passou a contar inclusive com uma Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. A intenção é, de acordo com o plano apresentado nesta quinta-feira, implementar o modelo em 27 escolas, por ano, uma por unidade da federação.

Foragido, ex-líder das Farc perde mandato como senador na Colômbia

Data da publicação:

Foi confirmado pelo Conselho de Estado da Colômbia que Iván Márquez, perderá seu mandato como senador por não ter tomado posse. Márquez é um dos ex-líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e foragido desde o ano passado.

MEC pretende implantar no país 108 escolas cívico-militares até 2023

Data da publicação:

​O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar 108 escolas cívico-militares até 2023. Essa é uma das ações previstas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, documento apresentado hoje (11), em Brasília. Ele reúne ações que estão sendo planejadas para serem implementadas até o fim do atual governo.

Senado aprova projeto que criminaliza caixa 2 eleitoral

Data da publicação:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a criminalização do caixa dois eleitoral. Por ser terminativo, o projeto será enviado para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para análise pelo plenário.

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

Data da publicação:

Depois de oito horas de debates, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto principal da reforma da Previdência. A proposta teve 379 votos a favor e 131 votos contra.

O desafio Grego, uma batalha homérica para salvar a economia do país

Data da publicação:

Nas eleições realizadas na Grécia no último domingo deram a vitória ao partido conservador Nova Democracia, que obteve 39,8% dos votos e conseguiu ocupar 158 das 300 vagas para deputados. Esse resultado deixa o partido Syriza, de Tsipras, como principal força de oposição no país.

Plenário rejeita destaques individuais à PEC da reforma da Previdência

Data da publicação:

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou há pouco, por 345 votos a 22, a admissão dos destaques simples, apresentados individualmente pelos parlamentares, ao texto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/19) da reforma da Previdência.

Facção criminosa com atuação em presídios é alvo de operação da PF

Data da publicação:

As investigações da Operação Hipaspistas dão sequência aos trabalhos da Operação Érebo realizada no fim de novembro do ano passado, quando a PF identificou e mapeou uma estrutura da facção em Roraima, responsáveis pelos ataques que ocorreram em Roraima entre 29 e 31 de julho de 2018.

Câmara instala comissão especial da reforma tributária

Data da publicação:

A Câmara dos Deputados instalou hoje (10) a comissão especial que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/19) da reforma tributária.

López Obrador, presidente do México, demite pelo menos 10 mil médicos mexicanos e contrata médicos cubanos

Data da publicação:

O presidente socialista do México fez um corte de 44% na área da saúde e, segundo o site, 45% dos contratos de trabalhos temporários do Ministério da Saúde, em áreas turísticas, não serão renovados. Entretanto, ele fez um acordo com o regime cubano para importar os médicos cubanos que saíram do Brasil no começo do governo de Jair Bolsonaro.

Bolsonaro diz que indicará evangélico para Supremo Tribunal Federal

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que indicará um ministro evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF), pois, para ele, a busca pelo “resgate dos valores familiares” deve estar presente em todos os poderes do país.

Prisão em segunda instância é retirada de pacote anticrime

Data da publicação:

Por sete votos a seis, parlamentares do grupo entenderam que o dispositivo deve ser tratado por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e não por projeto de lei, como previa o pacote.

Câmara inicia votação da reforma da Previdência na manhã desta quarta

Data da publicação:

​A Câmara dos Deputados encerrou a fase de discussão da reforma da Previdência (PEC 6/19) na madrugada desta quarta-feira (10). Um requerimento neste sentido, apresentado pela maioria, foi aprovado pelo plenário da Casa por 353 votos a 118.

Senado pode incluir estados na reforma da Previdência, diz Maia

Data da publicação:

O Senado pode costurar um acordo para reincluir os estados e os municípios na reforma da Previdência, disse há pouco o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Profissionais ligados à segurança podem sair da reforma, diz Bolsonaro

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (9), após participar de um evento, em Brasília, que categorias profissionais ligadas à segurança pública podem ser retiradas da proposta de emenda à Constituição da Previdência, marcada para começar a ser votada ainda nesta terça-feira (9) no plenário da Câmara dos Deputados.

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chamou a economista Miriam Leitão para um debate

Data da publicação:

​Através de sua conta na rede social Twitter, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reclamou de uma matéria publicada pela economista Miriam Leitão em sua coluna no jornal O Globo. O ministro disse que da última vez que os dois estiveram frente a frente ela não conseguiu derrubar nenhum dos, segundo o ministro, “conceitos insustentáveis”.

América Latina e Caribe exportarão 25% dos itens agrícolas em 10 anos

Data da publicação:

A América Latina e o Caribe, região rica em terra e água, representarão mais de 25% das exportações mundiais de produtos agrícolas e pesqueiros em 2028. A previsão é um aumento de 22% para os cultivos, 16% para os produtos animais e 12% para os peixes na próxima década.

Governo anuncia mudanças no eSocial

Data da publicação:

Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, informou que o governo trabalha para simplificar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Governo lança programa de incentivo ao voluntariado

Data da publicação:

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (9) o decreto que cria o programa Pátria Voluntária, destinado a engajar instituições públicas, sociedade civil e setor privado no fomento ao voluntariado no país.

Senadores querem que presos trabalhem para pagar seus custos de manutenção

Data da publicação:

o Projeto de Lei do Senado (PLS) número 580, de 2015, que obrigaria presos e pagar suas próprias despesas na prisão, depois de ter sido adiado na semana passada, deve ser concluído hoje no Plenário do Senado.

Líderes do Senado vão apresentar PEC da Reforma Tributária

Data da publicação:

Durante café da manhã realizado hoje (9), na residência oficial da Presidência do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, anunciou a decisão dos líderes dos partidos de apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma tributária.

Like
1

Oposição decide manter obstrução à votação da reforma da Previdência

Data da publicação:

A oposição decidiu manter a obstrução (recursos regimentais para atrasar os trabalhos) em plenário para adiar a votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

Brumadinho: polícia prende suspeitos de fraudar indenizações da Vale

Data da publicação:

Um grupo de pessoas suspeitas de estelionato em Brumadinho é alvo de uma investigação da Polícia Civil de Minas Gerais. Desde a semana passada, os policiais prenderam dez pessoas por tentativa de falsificação de atestado dos postos de Saúde da Família.

A mudança de opinião de Gleen Greenwald

Data da publicação:

Glenn Greenwald, dono do The Intercept e responsável pelo vazamento das conversas entre os procuradores da operação Lava Jato com o ministro Sérgio Moro, que era então juiz do caso, já teve opiniões bem diferentes sobre a conduta da Operação Lava Jato das que está expressando ultimamente.